O que o Kanban do Mc Donalds pode nos Ensinar? E o que não pode.


Com sabem sou apaixonado por Kanban. Sempre que entro em uma loja do Mc Donalds, fico impressionado com o “upstream”.

Não há limites de WIP para pedir refeições. Em certos locais encontramos três ou quatro atendentes em caixas registradoras, além de dois ou três totens para pedido on-line.

  • Como eles podem entregar tantos pedidos com um “lead time” tão baixo?
  • Qual é a chave para um “througput” tão elevado?
  • Como eles lidam com gargalos?

O McDonalds prospera em alguns fundamentos básicos:

Integração é Tudo

O McDonalds funciona como uma mini-fábrica autônoma. Diferentes células funcionam de maneira combinada para fazer o produto final. E, há uma ligação próxima entre a área de montagem com o atendimento ao cliente.

Além disso, eles não precisam olhar métricas para saber que um pedido está atrasado. Basta olhar o balcão lotado de bandejas com refrigerantes e batatas fritas. E, quando ocorre um atraso, a comunicação entre quem gerencia os pedidos e quem monta as refeições é direta.

Em nosso contexto do conhecimento, precisamos estreitar as ligações entre as áreas que desenvolvem nossos serviços, e quebrar os silos.

Hoje, damos muita ênfase aos métodos de escala, sempre olhando para cima. Seria importante olhar para os lados, e integrar as pessoas que entregam o serviço de ponta a ponta.

Precisamos também entender que métricas são importantes para melhorar tudo. Mas uma fila é uma fila, e você não precisa olhar gráficos bonitos e coloridos para saber que aquela coluna do seu quadro Kanban está “um pouco” carregada de cards. Que tal olharmos com mais carinho para o nossos CFDs, e run charts.

Invista na Padronização

Na área de finanças, existe uma pesquisa famosa que mediu o custo de vida em vários países. E, ao elaborar a pesquisa, os academicos precisaram tomar como base um produto padronizado. E, eles escolheram o Big Mac. Um Big Mac é um Big Mac em qualquer restaurante no mundo.

E, isso é bom para nós? Sim e não.  

Aqui começam a aparecer as coisas que o Mc Donalds não podem nos ensinar.

O trabalho do conhecimento precisa manter o seu lado artesanal. Não foi a padronização levou o Pokemon Go a faturar 200 milhões de dólares em 1 mês, mas sim o oposto, o espaço para criar algo fora do padrão.

Porém, não precisamos levar isso a extremos. Uma coisa que reparo em empresas que dou consultoria é a ausência de padrões básicos. Você pode visitar tres ou quatro Squads, e vai encontrar etapas do processo diferentes, tipos de trabalho diferentes, sendo que todos entregam produtos na mesma tecnologia. Portanto, há uma padronização mínima, mas precisamos de espaço para quebrar padrões.

Invista no Preparo dos Ingredientes

No Mac, tudo está pronto para entrar em ação quando um pedido é feito. Os tomates estão fatiados, a alface cortada, a maionese pronta para uso.

Nas primeiras adoções de Scrum no Brasil, havia uma grande preocupação com esse preparo. Haviam grandes quadros e cadencias diárias para validar quais ingredientes estavam prontos para começar a Sprint. Telas, especificações, aprovações gerenciais, sistemas de apoio.

De novo, a escala ocorria olhando mais para os lados, do que para cima. Me parece que perdemos isso. E isso se deu com a febre dos frameworks de escala, que deram muito mais enfase em olhar para cima, criar roadmaps, visões de portfolio, programa, tribos.

Evite a Super Produção (mas, nem sempre)

Para aumentar a eficiencia, faria sentido produzir 500 Big Macs pela manhã e mante-los aquecidos, até que sejam vendidos?

Na verdade, é o oposto. Você entra na loja e pode haver dois ou tres hamburgeres mantidos aquecidos. Na maioria das vezes, eles são feitos enquanto sua bebida e batatas fritas são preparadas.

Para começar, precisariamos de muito espaço para armazenar 500 Big Macs. Isso exigiria custos adicionais. E isso não é o pior. Os hamburgueres prontos podem simplesmente não vender.

Aqui o mundo do conhecimento precisará de outras abordagens.

Nas etapas de Discovery, onde novas idéias são validadas, é preciso sim uma super produção. Porém, devemos usar ao máximo as ferramentas de prptotipação para termos essas idéias validadas de forma barata e rápida.

É o mesmo dilema do Pokemon. Eles não obtiveram sucesso limitando a quantidade de idéias de jogos, mas o oposto.

Costumo usar a metáfira da plataforma de petróleo para explicar esse efeito. O mundo do conhecimento é uma plataforma de petróleo. Ela precisará explorar, e fazer sondas em uma região do oceano para encontrar petróleo. Essa procura pode ser onerosa, mas, basta um furo no lugar correto para pagarmos os custos e termos retornos exorbitantes. Nenhuma empresa de petróleo foi à falência até hoje.

Força de Trabalho Flexível e Multidisciplinar

Seus funcionários são capacitados para atuar em vários postos de maneira flexível. E são qualificados para tirar o máximo proveito dos espaços de produção. Eles operam dentro de um sistema com restrições de velocidade, consistência e qualidade. E restrições de espaço e movimentação. Todos são multidisciplinares e atuam cada um em seu quadrado, ao mesmo tempo.

Orientação por Metas e Objetivos, e Sugestões de Melhoria

O Mc Donald´s encoraja os funcionários a se orientar pelos objetivos da empresa.  Eles premiam aqueles que conseguem alcançar as metas. Mas, principalmente, eles valorizam os funcionários que desenvolvem iniciativas para melhorar as práticas e procedimentos vigentes. Eles olham para os objetivos estratégicos e para os problemas do chão de fábrica. E aprendem, ao modo da empresa, a fazer essas duas pontas se conversarem.

 

 

 

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