Estimativas no Modelo Lean


Estimar é importante no modelo Lean. O que contraria o padrão #noestimates. Porém, devemos fazê-lo sob certas condições.

Um primeiro olhar, coloca as estimativas como parte dos ciclos de melhoria contínua (Kaizen), especialmente, os ligados à aprendizagem.

Mas, estimar também pode estar ligado à fatores de desperdício do processo, neste caso, desperdício inevitável - enquanto não colabora diretamente com a criação de valor do produto. 

Isto posto, vamos às condições sob as quais deve-se estimar no modelo Lean:

  1. Minimize o tempo gasto em estimativas: nada de processos demorados (business complexity points, function points).
  2. Adote uma visão pragmática: use as estimativas para incentivar as discussões e refinamento do backlog de produtos (aprendizagem).
  3. Range Matters: estimar para a próxima semana é melhor que estimar para um ano.
  4. Considere a assimetria informacional: re-estime sempre que novas informações emergirem.
  5. Mapeie os níveis de incerteza: estime e aponte os percentuais de tolerância.
  6. Enfoque no Time: um dos desperdícios do Lean é o desbalanceamento de entrega de valor (muda). Estimativas com base no time ajudam a criar uma curva crescente de desempenho. Há a ressalva que, os ótimos locais não necessariamente correspondem ao ótimo global – e – haverá uma tarefa de se encontrar uma régua para equalizar a organização.
  7. Não sobrecarregue a mente do time: evite o desperdício por sobrecarga (muri), não pare todo o time para estimar por muitas vezes no processo (considere no máximo 10% da capacidade total nesta atividade). Há estudos que atestam relação inversa entre fazer escolhas e desempenho de equipes. 
  8. Não use estimativas como se fossem informações realizadas (actuals).

E, por fim algumas regras de ouro:

  1. No Lean, melhorar o sistema é tudo o que se quer - pois impacta positivamente no aumento da criação de valor (throughput).
  2. Eu só posso gerenciar aquilo que eu puder medir (estimar). E, em um modelo mais evolutivo que comportamental (behavioural), gerência é fator de transformação.
  3. As estimativas são uma grande oportunidade para melhorar a sensibilidade do time quanto ao que deve ser feito.

Lembrando que, o objetivo principal do Lean para manufatura é minimizar a variância, para logística e suprimentos é minimizar os estoques, já para desenvolvimento de produto é maximizar os ciclos de descoberta e inovação (discovery). 

#designsprint #designthinking #leanstartup #agile #kanban #Scrum #kaizen #noestimates

 

Nossos Contatos

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Voltar ao topo

Agiliza Educação - 35.119.170/0001-74  | 2022 © Todos os Direitos Reservados

Entre em contato com a Agiliza!

Entre em contato
Close and go back to page